É claro que existem outros fatores, como localização e bom atendimento; mas nós, DJs, sabemos que também temos uma boa parcela de responsabilidade pela animação e qualidade da festa. E para aqueles que acham que o trabalho dele só se resume a isso, vamos então fazer uma leitura do que é ser DJ, aproveitando o dia de hoje, o Dia Internacional do DJ.
O QUE FAZEM, ONDE VIVEM, O QUE COMEM?
MATERIAL DE TRABALHO
Primeiramente, todos trabalhavam com discos em gramofones, depois com os LPs (long plays), mais tarde com os CDs (compact disc) e atualmente com os MP3s (MPEG-1 layer 3). E é indispensável um headphone especializado para DJs (que pode custar muito caro).
MIXAGEM
A mixagem, o trabalho do DJ na hora do show, é a arte de aumentar o volume de uma música e abaixar o volume da tocada anteriormente sem as pessoas perceberem que se está fazendo isso. Parece difícil, não é? Mas tem que se considerar o feeling também, que é uma "leitura" que o DJ faz da pista quando começa a tocar, pra saber o que a pista está "querendo" ou "pedindo".
Obs.: Mas veja que aqui que não estou falando que de escrever o nome da sua diva no celular e esfregar na cara do DJ. Isso é algo que ele vai fazer por conta própria, por sua própria experiência em comandar a vibe do momento. Tem que confiar! ;)
O TRABALHO CONTINUA
Mas o trabalho do DJ não começa e nem termina aí. Os equipamentos a cada dia são reformulados e tem novas versões lançadas, com efeitos e funções nunca antes imaginadas e telas sensíveis ao toque - o que já dificulta um pouco nosso trabalho, pois apesar de muita coisa ser intuitiva, muita coisa também é só "brincando" que se aprende, e são poucos DJs que, pelo menos de início, tem contato com alguma aparelhagem mais moderna, se não desembolsam uma quantia enorme e compram a sua própria.
CONTINUA! REALLY???
É claro, também tem a exaustiva pesquisa, que ocorre em qualquer momento que não seja aquele que ele tá lá na cabine. É, é verdade... o restante todo da vida do DJ é pesquisar, pesquisar e... escutar! Só assim podemos recolher um bom material para agradar ouvidos dos mais distraídos aos mais exigentes. Imagina só, ai do outro lado da telinha, que tem DJ que baixa uma média de 200 músicas por semana! E se cada música tem de 4 a 7 minutos cada, quanto tempo você gastaria para ouvir cada uma delas?
EMPRESÁRIO E MARKETEIRO
O DJ também muitas vezes é seu próprio empresário e marketeiro, se ele não participa de uma agência ou não tem um manager. Nesse caso ele também é o responsável por agenciar-se, organizar as datas, negociar com proprietários de clubes e fazer toda a divulgação através de criação de banners, sets, podcasts, fotos e posts nas redes sociais. UFA! Acabou? Não...
DJ x PRODUTOR
Não confundamos criador com criatura, ou melhor... deixa pra lá! Vamos deixar assim: DJ é o cara que mixa, que toca na boate que você vai. Ou seja, ele toca música prontas, não tem nada ao vivo exceto a ordem e as escolhas, que ele faz na hora mesmo de acordo com seu feeling.
Já o produtor ou produtor musical é o cara que faz a música, lá no estúdio ou no home studio, ele cria as batidas, grava os instrumentos e a voz, e monta tudo num processo que vejam só - chama-se também mixagem! Rs! Muitos DJs também são produtores, também produzem em estúdio parte das músicas que tocam ao vivo pra galera se jogar, mas não é regra. Existem ótimos DJs, ótimos produtores e ótimos DJs-produtores.
CORAGEM
DIA INTERNACIONAL
Hoje é o nosso dia! Então porque não desejar o óbvio:
Sucesso, valorização profissional, paciência e resiliência. União! Uma classe unida conquista muito! Desejo que os BBB's e subcelebridades sumam das cabines, que os donos das boates assinem nossa carteira, porque não? Que as pessoas sejam mais pacientes com seus pedidos e que nos perdoem quando não tocarmos AQUELA música. Que comecem a confiar mais no DJ e evitar de reduzi-lo a uma jukebox. Que os cachês subam, que a satisfação impere! Que tudo aquilo que sempre sonhamos e desejamos se torne realidade... e que nossos olhos nunca parem de brilhar, seja em frente a 10 ou 1000 pessoas.
FELIZ DIA INTERNACIONAL DO DJ!
Felipe de Lima é DJ e produtor musical, tem 30 anos e mora em Belo Horizonte (MG). Para conhecer seu trabalho, curta sua página no Facebook ou então siga seu perfil no Soundcloud. Lá você encontra sets, remixes e muita house music.
Nenhum comentário:
Postar um comentário