segunda-feira, 15 de junho de 2015

3 ÁLBUNS DE MÚSICA ELETRÔNICA QUE VOCÊ PRECISA OUVIR





Não é novidade que o ano de 2015 começou bombante para os amantes de música eletrônica, mas vez ou outra algumas coisas passam despercebidas até pelos fãs mais fiéis do estilo. Eu, como o bom deejay que sou, faço meu trabalho e escuto milhares de músicas novas diariamente. Mas ultimamente tenho voltado minha atenção também para os álbuns completos - cada vez mais comuns entre os artistas do estilo. 


Se há 10 anos atrás era muito difícil você ter ou conhecer algum CD de um artista que tocava exclusivamente música eletrônica, hoje em dia os grandes nomes do cenário (a maioria deejays também, of course) não estão perdendo tempo em contar sua historinha através de um álbum completo, deixando um pouco de lado os tão usuais EPs, que no máximo vem com várias versões da mesma música.




O mais fantástico nisso tudo é que agora podemos conhecer de verdade os artistas que tanto gostamos e entender a tal "historinha" que os roqueiros e artistas de outros estilos já vem contando com seus álbuns há muitos anos. Vamos lá!




1 - "Forever" by ALESSO




O sueco Alessandro Lindblad tem apenas 23 anos e desde os 17 (oi?) vem emplacando hit após hit nas paradas musicais mundiais. Originalmente, Alesso toca e produz progressive house, mas a mania que o pessoal tem que classificar tudo como "EDM" acabou o jogando um pouco pra esse lado. Deixando de lado as polêmicas, desde o início ele se mostrou um ótimo músico, trazendo canções cheias de melodias marcantes.


E recentemente lançou seu álbum com várias músicas, incluindo alguns hits que já enjoamos dos anos passado e retrasado, como "Under Control", sua parceria com Calvin Harris (bobo que ele não é, eu também colocaria, é claro). Mas tirando os ares de coisa velha, ele também traz músicas novas como "Cool", que usa samplers de "Get Outta My Way", da australiana Kylie Minogue, e outras novidades que surpreendem até certo ponto. Eu juro que quando comecei a escutar, tinha achado muito arroz com feijão, mas ao decorrer do álbum fui mudando de opinião, até que a última música me convenceu de fato, uma instrumental maravilhosa, que você pode ouvir a seguir:






2 - "True Colors" by ZEDD


O alemão Anton Zaslavski, mais carinhosamente conhecido como Zedd, também lançou seu novo álbum recentemente; álbum este que inclui seu último sucesso, a parceria com a cantora americana Selena Gomez, "I Want You To Know". Zedd recentemente também polemizou dizendo que não é DJ de EDM, e meio que provou isso com seu novo trabalho de estúdio. 



Fugindo do lugar comum que temos escutado hoje em dia com o tal do EDM, ele conseguiu fazer um álbum completinho, usando e abusando do progressive house moderno, com pitadinhas de elementos "Daft Punk" no decorrer dessa história e até pesando a mão em alguns momentos, coisa rara de se ver em álbuns que o objetivo é comercial. Não é de hoje que eu canto a pedra que esse menino tem muito futuro pela frente. Seu último álbum já tinha provado isso, apesar do relativo sucesso, e apesar de muitos o criticarem dizendo que suas músicas todas são muito parecidas, talvez agora ele tenha conseguido derrubar essa tese também. 



Trouxe novidades minha gente, coisa rara na música eletrônica. Novidades inclusive que ele tinha já trazido um pouco pro álbum da Lady Gaga, o "Artpop", lá em 2013, mas que talvez as pessoas não estivessem ainda tão preparadas pra receber. Bom, o futuro chegou, e você escuta uma das músicas a seguir, o recém lançado single "Beautiful Now", em parceria com Jon Bellion:





3 - "Pharmacy" by GALANTIS


Galantis é uma dupla formada em 2012 na Suécia, composta por Christian “Bloodshy” Karlsson e Linus Eklöw. Vieram a conhecimento do público com o sucesso de sua música "Runaway (U & I)", e não muito tempo depois presentearam a humanidade com o maravilhoso álbum que se chama "Pharmacy". O que dizer? 
Em meio a essa onda de farofa EDM que estamos vivendo na música eletrônica, eles trouxeram lá do fundo do baú o house clássico, aquele dance gostoso que tantos de nós já dançamos em tantas situações diferentes, e contextualizaram pro momento que vivemos agora, fazendo assim com que tudo soe moderno, 2016, uma coisa bem chique. Dos 3 álbuns, com certeza é o meu preferido, já escutei mil vezes e não canso. Fora a "viagem" que é esse gato presente em todo material deles, rs. A seguir você pode escutar a faixa que abre o álbum, a animada "Forever Tonight": 



Os três álbums já estão a venda no Itunes e em outras lojas eletrônicas de venda de música, só procurar no Google, mas também você acha já muita coisa em streaming, no Youtube ou em outros serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário